A emoção e a experiência têm, sem dúvida, uma influência substancial no processo cognitivo, incluindo a percepção, a atenção, o aprendizado, a memória e a resolução de problemas. Muitos estudos sugerem que uma das chaves para levar as informações até a memória de longo prazo é a criação de experiências emocionais que acionem o cérebro, de forma a marcar essa informação como significativa.
Especialistas em Educação vêm desenvolvendo novas e inúmeras soluções para maximizar o engajamento dos alunos. Nesse sentido, a realidade aumentada RA ou AR (augmented reality) tem sido apontada como uma das ferramentas mais poderosas para essa tarefa.
Um recente experimento em neurociência, encomendado pela agência de mídia Mindshare, revelou que as experiências de realidade aumentada provocam picos significativos de atenção, memória e codificação* de memória nos cérebros dos usuários, em comparação com o vídeo tradicional e as experiências interativas on-line (* a codificação é a primeira fase da memória, de primordial importância, que prepara as informações sensoriais para serem posteriormente armazenadas no cérebro).

A realidade aumentada é um potente instrumento para mudar o comportamento por meio de sua capacidade de fazer o abstrato parecer real e possibilitar uma verdadeira revolução na perspectiva cognitiva.
Na esfera social contamos também com diversos estudos mostrando que experiências incorporadas em ambientes virtuais imersivos podem inclusive mudar o comportamento. Assim, o uso de ambientes com RA ajuda os usuários a ver, ouvir e sentir consequências futuras negativas e/ou positivas de suas ações como se estivessem ocorrendo em tempo real.
Trata-se de um elemento poderoso suficientemente capaz de mudar o comportamento imediatamente e de forma contínua e permanente. Na área educacional, o fato de sentir a experiência e a emoção que a realidade aumentada proporciona, configura-se em elemento chave e determinante para tornar o ensino mais significativo e atraente.
As atividades com realidade aumentada possuem um elevado índice de engajamento por parte dos alunos quando comparadas às práticas educacionais tradicionais. Entre os diversos benefícios oferecidos pela RA podemos citar:
- proporciona um tipo de aprendizado colaborativo capaz de envolver os alunos;
- ajuda no desenvolvimento de habilidades espaciais necessárias para entender objetos tridimensionais (como estruturas anatômicas e geometria espacial).
- estimula a curiosidade e acomoda diferentes estilos de aprendizagem.
A visualização e a interatividade oferecidas pela realidade aumentada aprimora a experiência dos alunos pois os ajuda a visualizar o que eles não podem enxergar a olho nu; fornecendo uma visualização detalhada e interativa. Além disso, os alunos ao trabalharem com a realidade aumentada ficam mais participantes e ativos em sala de aula.
Por todas as razões apontadas fica clara a necessidade de incorporarmos as nossas práticas pedagógicas a realidade aumentada, para que possamos ter resultados eficientes e estimuladores.
Venha conhecer os aplicativos usados pelos professores e alunos do D’Incao Instituto de Ensino que estão transformando o processo de aprendizagem. Por meio do iPad os alunos podem vivenciar de forma interativa, significativa e criativa os conteúdos trabalhados pelos professores.